segunda-feira, 7 de maio de 2012

PRESENT PERFECT TENSE


PRESENT PERFECT – SUGESTÃO DE AULA RETIRADA DO PORTAL DO PROFESSOR (Prof.º Responsável: Danilo)

AULA 01 e AULA 02 
Trazer para a sala de aula um envelope. Mostrá-lo para os alunos e dizer:
I have two tickets to Bahia. I'm very excited. It's my first time there.
Em seguida, perguntar: “Have you ever been to Bahia?”
Para facilitar o entendimento da frase, escrever: been = visited.
Explicar o significado da pergunta. Comentar que usamos a construção "Have you ever + participle verb" para perguntar se nosso interlocutor alguma vez na vida já fez/experimentou algo. Logo, a pergunta se refere a uma ação que aconteceu num tempo passado mas inclui o presente. Voltar à pergunta: “Have you ever been to Bahia?”
Ensinar aos alunos a responder usando as short forms: “Yes, I have” ou “No, I haven't”.
Fazer a pergunta a dois ou três alunos. Em seguida, pedir a um dos aprendizes que faça aquela pergunta a um de seus colegas, mas desta vez substituindo a palavra Bahia por outra qualquer (São Paulo, Rio, Restaurante do Paulinho, Parque Municipal...). Continuar incentivando as interações aluno-aluno até perceber que eles estão confortáveis com a nova estrutura.
Então, colocar no quadro alguns verbos na participle form. Pedir aos alunos que tentem identificar que verbos são aqueles, fazendo suas correspondências na forma presente. Escrever na lousa:
- Eaten _______________________ 
- Seen  _______________________
- Drunk _______________________  
- Had    _______________________
- Met    _______________________
- Taken _______________________
- Spoken ______________________
- Watched _____________________
- Been  _______________________
- Played               _______________
Incentivar a participação de todos. Chamar atenção para os dois últimos verbos da lista. Comente que, por serem verbos regulares, possuem a mesma forma nos passados simples e particípio.
Em seguida, entregar a folha de atividades 1, previamente impressa, disponível em:


Cada aluno deve se levantar e fazer as perguntas aos colegas. Ao final da atividade, pedir aos alunos que reportem seus resultados. Como atividade extra-classe, os alunos devem escrever as respostas por extenso em seus cadernos. Para tal, comentar sobre a variação do verbo auxiliar has na terceira pessoa do singular. Comentar também sobre os advérbios never, usado nas frases negativas e before, usado, nesse caso, nas frases afirmativas.

Modelo de resposta:
Camila has never eaten Japanese food.
João has played soccer before.


 AULA 03 - MINHAS PRÓPRIAS ATIVIDADES COMO CONTINUAÇÃO AOS EXERCÍCIOS ANTERIORES REFERENTES AO PRESENT PERFECT TENSE.

Como finalização a estas atividades, sugere-se trabalhar com a música: “I still haven’t found what I’m looking for” (U2).

“I STILL HAVE FOUND WHAT I’M LOOKING FOR”(U 2)
I have climbed the highest mountains
I have run through the fields
Only to be with you
Only to be with you

I have run, I have crawled
I have scaled these city walls
These city walls
Only to be with you

CHORUS: (refrão)
But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for

I have kissed honey lips
Felt the healing fingertips
It burned like fire
This burning desire

I have spoken with the tongue of angels
I have held the hand of the devil
It was warm in the night
I was cold as a stone

CHORUS: (refrão)
But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for

I believe in the Kingdom Come
Then all the colours will bleed into one
Bleed into one
But yes I'm still running

You broke the bonds
And you loosed the chains
Carried the cross and
All my shame
All my shame
You know I believe it

But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for 

Eu ainda não achei o que estou procurando U2 

Eu escalei as mais altas montanhas
Eu corri através dos campos
Apenas para estar com você
Apenas para estar com você

Eu corri, eu rastejei,
Eu escalei estes muros da cidade
Estes muros da cidade
Apenas para estar com você

Mas eu ainda não encontrei o que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei o que estou procurando

Eu beijei lábios doces
Senti os dedos que curam
Queimava como fogo
Este desejo ardente

Eu falei na língua dos anjos
Eu segurei na mão do demônio
Era quente durante a noite
Eu estava frio como uma pedra

Mas eu ainda não encontrei o que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei o que estou procurando

Eu acredito na vinda do reino
E então todas as cores sangrarão em uma só
Sangrarão em uma só
Mas, sim, eu continuo correndo

Você quebrou as algemas
Livrou-se das correntes
Carregou a cruz e
Toda a minha vergonha
Toda a minha vergonha
Você sabe que eu acredito

Mas eu ainda não encontrei o que estou procurando...




 ATIVIDADES:
Imprimir a letra da música com letras de tamanho igual ou superior ao tamanho 18. Em seguida, recortar as frases da música separadamente. Reserve-as dentro de envelopes. Pedir que os alunos sentem-se em duplas. Então, eles deverão ouvir a música trabalhada uma vez antes de receberem o envelope. Em seguida, retirarão as frases soltas e misturadas de dentro do envelope e só então explicar a eles que deverão, através da atividade de Listening, colocar as frases em ordem de acordo com o que estiverem escutando. A música deve ser repetida de três a quatro vezes. Os alunos devem enumerar as frases, seguindo a ordem conforme as forem ouvindo na música. Num próximo momento, entregar a eles a letra original da música para que possam verificar seus números de acertos e erros. Em sequência, deverão circular na folha com a letra da música TODOS os verbos que se encontrarem na forma de PARTICIPLE e depois encontrar suas formas no infinitivo, bem como seus significados em português.
Seria interessante apresentar aos alunos o vídeo clipe original desta canção, através de data show, com a legenda da música em Inglês, para que os alunos acompanhem a canção cantando juntos com o professor.

AULA 04 
Além de conteúdos do Present Perfect Tense abordados com a música, pode-se trabalhar ainda o tema transversal “da busca constante do homem por sua espiritualidade”, ou ainda, “o homem em busca de Deus”. Ao abrir este parêntese o professor poderá, através da interpretação da música, explicar o desespero que o locutor aponta ao dizer sobre sua incapacidade de encontrar Deus na forma de felicidade ou plenitude e que, inclusive, procurou por isso em caminhos errados, através de coisas proibidas. Isso está referido na frase: “I have held the hand of the devil”, onde pode-se interpretar que “devil” faz alusão às coisas proibidas, erradas; ou ainda, tudo o que provou não foi o suficiente, não o fez sentir-se pleno, faltava algo. Definitivamente esta canção tem raízes bíblicas, quando se refere à fé e à busca de Deus, que ele ainda não encontrou, mas que está a procura, mesmo que às cegas, que por caminhos tortuosos. Não aleatoriamente foi escolhida a cidade de Las Vegas para a filmagem do vídeo clipe desta canção pelo grupo U2, pois sabe-se que a cidade é conhecida por ser “a cidade do pecado” (devido aos jogos e a prostituição). O mais importante a ressaltar é que mesmo reconhecendo tantos erros, o locutor tem a fé de encontrar seu alicerce, sua fé, sua força interior. Após estas análises há aí uma ótima oportunidade de desenvolver atividades de produção de textos, em Inglês, com o tema transversal que a canção sugere: “A busca do autoconhecimento através de Deus”.
As atividades devem ser todas registradas nos cadernos dos alunos. E é interessante que no início desta aula seja combinado com os alunos os valores em nota de cada atividade, para que todos participem integralmente e dê o melhor de si.

3 comentários: